O
conceito do monitoramento discutido no capítulo anterior traz em si
o objetivo do monitoramento: “... visando à disseminação de boas
práticas ou mudança do objeto monitorado.” (SEDS, Diretrizes para
Elaboração de Indicadores, 2015). Corroboram Ministério do
Planejamento, Orçamento e Gestão (2006, p. 7) “... visando
à obtenção de informações para subsidiar decisões, bem como a
identificação e a correção de problemas...”; NOGUEIRA
(2002, p.147) “... que permitem ou viabilizam a rápida avaliação
situacional e a intervenção que confirma ou corrige as ações
monitoradas.”; CHIAVENATO (2002, p. 558-559) “...e serve para
ajustar as operações aos padrões previamante estabelecidos. [...]
Ação corretiva, se necessária.”; Ministério da Saúde (2009)
“...visando
a obtenção de informações, em tempo oportuno, para subsidiar
tomadas de decisão, a identificação, encaminhamento de solução e
redução de problemas, bem como a correção de rumos.”;
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2006,
Portaria 329) “...visando à obtenção de informações para
subsidiar gerenciamento e a tomada de decisões cotidianas, bem como
a identificação precoce de eventuais problemas.”.
Abaixo
resumo que sintetiza os objetivos do monitoramento, encontrado nas
citações acima:
-
Disseminação de boas práticas;
-
Mudança do objeto monitorado;
-
Obtenção
de informações para subsidiar decisões;
-
Identificação e correção de problemas;
-
Rápida
avaliação situacional;
-
Que confirma ou corrige as ações monitoradas;
-
Ajustar as operações aos padrões previamente estabelecidos;
-
Identificação
precoce de eventuais problemas.
Estes
objetivos podem ser divididos em imediatos e finais. Os imediatos são
aqueles que acontecem durante ou logo após o monitoramento: obtenção
de informações, rápida avaliação situacional. Os objetivos
finais são aqueles que acontecem depois e/ou bem depois do
monitoramento ser realizado: disseminação de boas práticas,
mudança do objeto monitorado, correção de problemas, decisões.
Os
objetivos imediatos são parte do processo de monitoramento, os
objetivos finais avançam para outros processos de trabalho.
Disseminar boas práticas e provocar mudanças no objeto monitorado
não é monitoramento. São ações que se utilizam das informações
comparativas produzidas pelo monitoramento, mas também de
informações produzidas por qualquer outro processo de trabalho. São
ações que podem acontecer sem existir monitoramento.
As
mudanças ocorridas nas características ou nos fluxos de trabalho de
um curso podem ser decorrentes das mais diferentes motivações
concomitantes ou isoladas. O gestor ao definir a mudança pode
fazê-la através de um plano, projeto, resolução, fluxo, sistema
e/ou qualquer outro instrumento e/ou pura e simplesmente ordenando
que se faça diferente. A mudança pode ser para corrigir falhas ou
para afirmar um experimento e/ou ponto positivo do curso.
O
objetivo “mudança do objeto monitorado” foi escolhido em
detrimento do objetivo “correção das ações monitoradas” em
função da possibilidade da mudança acontecer por motivos
positivos. Não se trata apenas de correção de falhas, problemas ou
qualquer outra correção, mas também de mudar em definitivo ou por
um longo tempo alguma característica de um produto ou processo de
trabalho que estava sendo testada ou que aconteceu eventualmente.
A
rápida avaliação situacional trazida por NOGUEIRA (2002, p. 147) e
GARCIA (2001) é inerente ao modus operandi do monitoramento. Ao
comparar uma informação da realidade com um padrão, esta rápida
avaliação situacional estará acontecendo, principalmente quando
existe um conjunto de indicadores sobre um mesmo objeto monitorado. O
exemplo do termômetro, excessivamente utilizado pelos docentes e
palestrantes da área, retrata a inerência da avaliação ao
comparar a febre do paciente com um padrão excessivamente discutido
no meio médico, não existem dúvidas quando uma pessoa necessita
interferência por estar com febre, é rápido e preciso, é uma
avaliação situacional daquele paciente ou objeto monitorado.
O
termo situacional
deve ser substituído por desempenho
para ser mais assertivo quanto ao processo de monitoramento
organizacional: rápida avaliação do desempenho do objeto
monitorado. Os indicadores relativos ao serviço de apoio técnico da
SEDS aos órgãos gestores municipais monitoram o desempenho deste
serviço frente a padrões, estes se bem escolhidos sintetizam com
precisão e fundamentação científica o conceito de desempenho do
apoio técnico. O mesmo ocorre com indicadores relativos a processos
de trabalho, recursos e insumos. Até mesmo indicadores sociais são
concebidos para refletir um padrão de desempenho de aspectos
sociais, a exemplo do IDH que tem no seu conceito o desempenho quanto
ao desenvolvimento humano de uma sociedade, quanto mais alto o IDH,
mais desenvolvida humanamente.
Em
resumo o objetivo imediato do monitoramento é:
-
Rápida avaliação do desempenho do objeto monitorado;
Os
objetivos finais são:
-
Disseminação de boas práticas: entre processos de trabalho,
produtos, unidades administrativas e órgãos gestores;
-
Mudança do objeto monitorado: quanto a insumos, recursos
(estrutura), processos, produtos, relação com o usuário e
sociedade.
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